Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Um invasor em nosso litoral

Espécie predadora de crescimento rápido, alimentando-se principalmente de juvenis de robalos, garoupas, polvos e camarões.

Você já viu esse peixe?

A introdução de espécies em ambientes é um problema que vem sendo gerado pelo homem de forma intencional ou acidental. Recentemente foi registrada a primeira ocorrência da espécie Opsanus beta, popularmente conhecida como peixe-sapo ou boca de sapo, na costa brasileira.

Esta espécie habita originalmente a região do Golfo do México, de Belize até a Flórida (EUA). É uma espécie predadora de crescimento rápido, alimentando-se principalmente de juvenis de robalos, garoupas, polvos e camarões, as quais são espécies  extremamente importantes para pesca artesanal e amadora no Brasil.

Estudos científicos indicam que está espécie está com uma população estabelecida na Baía de Paranaguá (PR) e Baía de Santos (SP) e especula-se que tenha chegado em nosso litoral através da água de lastro de navios vindos de sua área nativa.

Em função de seus hábitos alimentares e características comportamentais, torna-se preocupante sua migração para outros estuários e baias na costa brasileira. Devido estes fatos, estamos contando com à ajuda de pescadores amadores e artesanais de diversas localidades do Brasil para conseguirmos rastrear em quais estados esta espécie está ocorrendo.

Com estes registros obtidos da pesca amadora e artesanal teremos dados para montarmos um plano de manejo desta espécie junto aos órgãos competentes.

Oceanógrafa Barbara Maichak de Carvalho
Pós-doutoranda (PPGE-UFPR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *