Saudável e eficaz

A prática da pesca faz aumentar a qualidade de vida na terceira idade

O Estado do Rio de Janeiro é com certeza um dos mais importantes do país em termos econômicos e culturais. Em várias cidades do Estado, é possível notar a cultura e o tradicionalismo da pesca ainda firme e muito praticado, tanto por moradores locais como por gente que vem de fora apenas para pescar.
Devido as ótimas condições do mar do Rio de Janeiro, a pesca é uma atividade empolgante e muito divertida para quem curte o esporte.
A pesca atrai, de diversas maneiras, pessoas que procuram uma atividade saudável para levar a familia.

Não importa a Idade

O exercício da pesca contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
 Fortalece os músculos das pernas e costas.
 Melhora os reflexos.
 Melhora a sinergia motora das reações posturais.
 Melhora a velocidade de andar.
 Incrementa a flexibilidade.
 Mantém o peso corporal.
 Melhora a mobilidade.
 Diminui o risco de doença cardiovascular.

Pescadores de várias idades passam a praticar o esporte a fim de manter a forma e a cabeça firme, se engana quem pensa que pescaria é só ficar esperando o peixe comer a isca, para ter êxito na pesca é nescessário ter alguns conhecimentos. Além de ser uma atividade constante na areia, ajudando a aumentar o condicionamento físico.
Também trabalha a coordenação motoroa fina, o equilibrio e a musculatura dos braços , pernas e tronco, melhora a musculatura ajudando na diminuição de dores nas articulares e de coluna, quando observada a ultilização correta dos materiais. Por não ser um esporte de alto impacto e que respeita a limitação de cada indivíduo devido a divercidade de modalidades que podem ser praticadas, a pesca é um grande aliado ao bem estar e a saúde.

O mito de local de pesca é lugar de bebida e outros tipos de drogas não corresponde a realidade da pesca amadora de hoje em dia.
É muito comum encontrar famílias inteiras nas pescarias. Além disso existem varios tipos de doenças que acomentem a terceira idade, como, por exemplo diabetes e hipertensão, e que, apesar de manter seus controles de forma medicamentosa, sabemos que o estresse agrava esses quadros. A pesca diminui o estresse auxiliando para que as doenças fiquem controladas.
Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico que a pesca traz. Com um estilo de vida mais ativo, auxilia na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.
Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica na pesca, existem também importantes benefícios, tais como treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade .

Veja o quadro abaixo:
 Melhora da velocidade de andar
 Melhora do equilíbrio
 Aumento do nível de atividade física espontânea
 Melhora da auto-eficácia
 Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
 Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca
 Melhora da ingestão alimentar
 Diminuição da depressão

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos.

Segundo dados científicos:
A participação de idosos na pesca leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares
10% menos AVC. Nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais

Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.
Nos adolescentes melhora a consentração o que reflete diretamente em seu desempenho escolar alem de deixa-los mas tranquilos e menos anciosos com as mudanças naturais da idade.

O fato de ser uma atividade praticada ao ar livre traz o beneficio de estar em contato com a natureza. Observamos na pratica do esporte lindos momentos dessa interação Homem x Natureza. Para as pessoas com a saúde em dia, sair para pescar com os amigos ou embarcar em uma excursão para conhecer gente nova é uma excelente maneira de dar um jeitão de férias à realidade, onde os compromissos profissionais são páginas viradas. Especialistas garantem que o contato com a natureza e a mudança de ares faz muito bem à saúde.

“A pesca e as atividades físicas são uma fonte de equilíbrio na saúde mental, porque reduzem a sensação de ansiedade. O esporte também favorece a socialização, fonte importante de benefício aos idosos”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *