O USO DE CARRETILHA NA PESCA DE FUNDO

Já é uma realidade. Alguns pescadores, principalmente competidores, pescarem com carretilha na beirada e na meia água. Mas, pescar no fundo, a longa distância, a realidade é outra. Equipamentos diferenciados, arremessos, chicotes dentre outros fatores são os diferenciais que são encontrados e é sobre isso que iremos falar aqui.

Muitos pescadores vêem a pesca com carretilha um bicho de sete cabeças e não querem arriscar, mas outros vêem como algo espetacular, e é ai que mora o problema. Vai pra loja e compra o equipamento, muitas das vezes até exagera e compra um bem caro. Na hora de pescar é linha que estoura, chumbo sai voando sem rumo e em alguns casos até acidentes. Não se dirige um carro sem saber dirigir!!!

EQUIPAMENTOS:

Os equipamentos utilizados para pescar são caniços longos entre 3,90 a 5 metros e carretilhas variando de tamanho conforme o caniço. Lembrando que o conjunto deve estar equilibrado. Seguindo o padrão da ABU Garcia para caniços de 3,90, uma carretilha no tamanho 5500 é o ideal, já para 4,20 ou mais variam entre 6500 a 7500.Também temos as Daiwas 7HT Turbo, 7HT MAG e 7HT ST.

LINHA E ARRANQUE:
Também um fator muito importante é a linha utilizada, ele deve ser de pouca memória e não muito seca. Escolha linhas com um pouco de elasticidade, bitolas entre 0.23 mm e 0.30 mm são as mais convenientes para o uso na carretilha. Usamos também um arranque cônico, tanto soldado como já comprado pronto, normalmente finalizado com 0,50 mm a 0,60 mm, dependendo do chumbo que utilizaremos.

MONTAGEM DO CANIÇO:

São montados de forma onde a linha não se encoste ao blank na hora que se enverga o caniço. Normalmente passadores começando com a numeração 25 e terminando com a ponteira 10 ou até 8, isso fica a gosto do pescador.

A regulagem da carretilha é muito importante antes de se começar a pescar. Há um botão, em toda carretilha, que ajusta o balanceamento do carretel.Em alguns modelos fica abaixo da estrela que regula a fricção, do mesmo lado da manivela. Mas, em alguns modelos, existem dos dois lados. Antes de arremessar, aperte este botão ao máximo e abra a carretilha para arremessar. Você vai perceber que a linha não sai. Com o caniço na posição de duas horas para frente, vá soltando o botão lentamente até que a linha se solte e o chumbo bata no chão. Com isso o carretel tem que para de girar. Pronto ela está regulada para o seu primeiro arremesso. O arremesso deve ser observado enquanto o chumbo vai ganhando distância. Ao bater na água pare o carretel com o dedo para que ele não continue girando causando a tão famosa cabeleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *