Limpando o molinete

O molinete, independente do gênero, é um sistema mecânico com grande evolução, em particular nos últimos anos, tornando-se cada vez mais complexo e preciso. Possuindo alavancas, diversas rodas dentadas, roletes, e um número maior de rolamentos, com o qual, essas peças em movimento tem desgaste inevitável e apenas com a lubrificação periódica dos componentes pode se minimizar os desgastes. Nos molinetes de água salgada, a situação torna-se mais delicada devido a areia e o sal, fatores que aceleram do desgaste dos componentes

Submeter todo o molinete a um mergulho ou a água corrente, não é um procedimento recomendável nos dias de hoje, pois estes equipamentos são mais delicados

As articulações do guia linha é um ponto a não esquecer de lubrificar com óleo fino

Não se esqueça que todo componente móvel tem que ser lubrificado

O guia fio é um dos lugares mais importantes e obrigatórios a lubrificação

Depois retire o excesso de óleo com papel absorvente

Manter o molinete afastado da areia é essencial para a vida útil do material. Isso até conseguimos, mas em relação ao sal é inevitável o contato , pois o contato com a água salgada se faz quando recolhemos a linha para o molinete.
Caso o molinete caia na areia NUNCA GIRE A MANIVELA ANTES DE RETIRAR A AREIA E MUINTO MENOS LAVE O MOLINETE NA ÁGUA SALGADA. Aconselhamos levar sempre na tralha de pesca um pequeno pincel para esse tipo de situação. Por isso para finalizar basta uma gota de óleo fino em cada um dos pontos móveis do molinete, facilmente acessível sem precisar de qualquer ferramenta: O rolete do guia fio, as articulações do guia linha e a pega da manivela.
Retira-se o copo do molinete e colocar óleo fino no eixo sem fim do molinte impedindo assim a corrosão mesmo sendo de aluminio ou qualquer outra liga metálica.
Mantendo assim o seu equipamento sempre limpo e lubrificado durando por vários anos e pescarias.

Óleos lubrificantes e silicone

Ouso de lubrificantes é importante para manter o molinete sempre preparado para uma boa pescaria. Gerelamente o uso de óleio Singer, e um bom silicone naval spray consegue conservar os componentes por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *