Estilos de arremessos de praia

Arremessos são fundamentais para alcançar êxito nas pescarias

Arremesso Frontal, popularmente conhecido como Machadada:

Arremesso simples que não dispõe de muita técnica. Os caniços são de ação média, e os de ação semi-parabólica são os mais adequados para este estilo de arremesso. O pescador deve colocar um chicote pequeno para evitar acidentes como fisgar o anzol na cabeça ou em outras partes do corpo. Esse procedimento também é importante para fazer a ponta do caniço trabalhar melhor. Nesse estilo de arremesso não é necessário o pescador sair correndo pela areia: basta o pescador ter um pouco de técnica de postura corporal (base) de arremesso e depois basta puxar o caniço por cima da cabeça com bastante força.
É um arremesso onde o pescador consegue obter muita precisão de ângulo do arremesso, porém, não consegue atingir grandes distâncias, pois o caniço não trabalha por inteiro. É um arremesso excelente para situações onde não temos espaço físico para efetuar muito movimento de arremesso, ou quando o peixe não está muito longe, como é o caso das pescarias de costões.

Distância: Este estilo de arremesso costuma atingir no máximo 130 metros de distância.
OBS: O chumbo deve tocar o chão (areia) para não diminuir ou alterar o trabalho de ponta do caniço, evitando assim a perda de potência e velocidade.

Arremesso Gadanho Lateral

Arremesso onde o movimento do caniço é feito de forma que o chumbo faça a sua trajetória de baixo para cima, passando pela lateral do corpo e por cima do ombro. Estilo de arremesso onde somente com bastante treino o pescador conseguirá obter controle de precisão do ângulo onde o chumbo irá cair. Vale aconselhar o pescador iniciante que comece a treinar este tipo de arremesso em uma praia sem movimento de banhistas para não correr o risco de acidentes.

Distância: É um estilo de arremesso que costuma atingir 150 metros de distância e até um pouco mais.
OBS: O chumbo deve tocar o chão (areia) para não diminuir ou alterar o trabalho de ponta do caniço, evitando assim a perda de potência e velocidade

Arremesso Groud Casting, popularmente conhecido como OTG

Arremesso onde o pescador só irá ter precisão após diversos treinos. É aconselhável o pescador começar a treinar com outro pescador que tenha bastante técnica neste arremesso. O estilo OTG é onde o pescador fica completamente de costas para o mar e o chumbo sofre um giro de aproximadamente 270°. O chumbo é arrastando pela areia fazendo com que o caniço trabalhe desde o meio do blank até a ponta exigindo um trabalho quase extremo do material. Esse arremesso alcança distâncias bem longas

Distância: Este estilo de arremesso costuma atingir alcança distâncias bem longas
OBS: O chumbo deve tocar o chão (areia) para não diminuir ou alterar o trabalho de ponta do caniço, evitando assim a perda de potência e velocidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *